Notícias


A Importância da Rotina - Maternal II

20/05/2013


Professora: Anna Carolina


De acordo com Madalena Freire, "a ROTINA é o pulsar do coração vivo do grupo, a cadência sequenciada de atividades diferenciadas que se desenvolvem num ritmo próprio em cada grupo."

A sequência aqui não é entendida como algo monótono, ela é marcada pelas demandas afetivas e cognitivas de cada criança e vai sofrendo modificações durante todo o processo.
A rotina estrutura o tempo, o espaço e as atividades a serem realizadas.

É nesse sentido que ela é alicerce básico para que as crianças consolidem seus vínculos, sintam-se seguras, estruturem seus compromissos e assumam responsabilidades, para que a construção do conhecimento possa acontecer.

Confiram alguns momentos da nossa rotina...

Chegada

A sala é organizada pelo professor com brinquedos diferentes expostos nas mesas ou no chão. É um momento em que observamos as brincadeiras, as preferências, o jeito de cada criança se aproximar e suas necessidades.
Logo após, o grupo é convidado a guardar os materiais e a organizar a sala. Com isso, as crianças começam a aprender a se sentirem responsáveis pelo ambiente escolar.

Roda de organização e escolha dos grupos diversificados
Atividades diversificadas


As crianças escolhem, diariamente, entre 4 propostas diferentes, que contemplam variados conteúdos: faz de conta, linguagem matemática, linguagem oral e escrita, coordenação motora etc. 

As atividades são repetidas durante toda a semana e a criança trabalha com uma a cada dia, 
repetindo a de sua preferência no último dia.

Exploração dos pátios

Acreditamos que a área externa é uma "sala de aula sem teto e sem paredes", onde o professor pode explorar com as crianças conteúdos variados.
Trabalhamos com vários tipos de brincadeiras, como: cantigas de roda, jogos de perseguição, de achar e esconder, de comandos verbais, corrida e faz de conta.
Além de desenvolver as capacidades cognitivas, motoras e afetivas das crianças, esse trabalho também possibilita que elas conheçam as tradições culturais, resgatando as brincadeiras de seus pais e avós.

Hora da Higiene

Aprendendo a utilizar os banheiros coletivos (meninos e meninas): nosso objetivo é desenvolver a autonomia das crianças, criando momentos para que elas realizem pequenas ações com mais independência.
Elas recebem apoio dos adultos, sempre que necessário, e são estimuladas a pegar as toalhas sozinhas, a ensaboar as mãos e a utilizar a água sem desperdício.

Momento do lanche

Nesse momento, elas são incentivadas a organizar seus pertences na estante, retirar o lanche da merendeira, abrir garrafas e vasilhas,  alimentar-se sozinhas e guardar seus materiais.

Contação de história

O gosto pela literatura, o hábito de ouvir histórias e de folhear livros são atitudes que estimulamos desde cedo.
As crianças ouvem histórias todos os dias e em diferentes momentos da rotina, montam coletivamente a biblioteca da sala e frequentam a biblioteca da escola uma vez por semana.
Os alunos são convidados a folhear livros de contos modernos, poesias, trava-línguas, contos clássicos, jornais e gibis.
Exploramos esses textos narrativos com variados recursos e materiais, como: livros, fantoches, história de sombra, dedoches e slides.
Vale história lida, contada e dramatizada.
O que importa é que as crianças explorem uma grande variedade de gêneros literários e que convivam com pessoas que gostem de ler.

Propostas de artes

A arte é uma das linguagens que usamos para nos expressar.
Em nossa rotina, oferecemos diferentes recursos e materiais para que as crianças brinquem, explorem seus movimentos e produzam marcas.
Os materiais são variados, como: tinta, massinha, argila, galhos, barro, giz de cera, pincel, caneta hidrocor. Os suportes podem ser bem diferentes, como: paredes de azulejos, chão de areia, papéis de espessuras e tamanhos variados, caixas de papelão, tecidos e outros.
Todos os dias, as crianças exploram essa atividade em espaços diferentes da escola e vão descobrindo novas formas de expressão por meio da experimentação e do estímulo à curiosidade.

E, para finalizar...
Organização para a saída: a tão famosa "Roda de cadeiras"!

E, no dia seguinte... Tem muito mais!!!






Trabalhe conosco