Notícias


Artes com Heloisa

10/05/2016


Turmas de 1º Período

Tarde

Nas aulas de artes, explorar os espaços verdes da escola amplia as percepções e ações das crianças. No local onde produziram pinturas coletivas com terras e pigmentos sobre tecidos, surgiu o interesse sobre os buracos encontrados nos troncos das árvores. 
Os questionamentos sobre os tamanhos, profundidades e localizações das “tocas ou ninhos” de quais animais ali moram ou “se escondem”,
motivaram outras ações e descobertas das crianças no campo das formas, cores e movimentos com seus corpos.

 

 

A foto do buraco na árvore tornou-se a “toca ou ninho” dos animais imaginados e registrados em desenhos pelas crianças.  

Formas modeladas em argila, contendo buracos vazados ou não, foram manipuladas, alisadas, pintadas e desenhadas

para as crianças concretizarem a ideia do volume e dimensão plástica dos buracos.

 

Da profundidade da pintura em detalhe, disseram: “Essa pintura tem um buraco que usou um vermelho e um buraco que usou um verde”.

“O vermelho é o buraco da árvore”. “O verde é dentro do buraco”. “Parece que dentro tem água”. 

Durante a apreciação das imagens dos movimentos de seus corpos disseram: “É um triângulo”.

“Esse buraco não é escuro, é só em volta do buraco”. “”Tô” vendo um quadrado”.

“É, são túneis”. 

 






Trabalhe conosco