Notícias


Artes com Heloisa - julho, agosto e setembro - 2º Período

04/10/2017


2º Período

Tarde

 

As crianças dos segundos períodos apreciaram fotografias de tocas, ninhos e abrigos de animais considerados “arquitetos”.

O primor e a beleza das ações desses animais, as sensibilizaram sobre o assunto. 

Bolinhas de terra molhada decoradas com sementes de urucum sobre folhas verdinhas, pedras empilhadas até atingir o equilíbrio, folhas sobrepostas em círculo a contrastar com a coloração da terra, gravetos cuidadosamente arranjados sobre folhas, remetem ao conceito da Land Art (Arte da Terra). Andy Goldsworthy, escultor, fotógrafo e ambientalista britânico foi o artista escolhido por semelhança às ações das crianças realizadas na área verde da escola.

As crianças coletaram pedras, sementes, folhas, gravetos, penas, conchas, pétalas e modelaram bolas de argila similares a sementes para a atividade  Arte da Terra, na Festa da Família. Produziram arranjos, círculos e sequências com esses elementos, acrescentando terra, areia e água. 
Aprenderam um pouco mais ao experimentarem esses elementos naturais, com crianças do maternal, e concluíram: 
“Os pequenos juntam tudo, a gente escolhe, começa no meio e vai pondo nos lados. A gente pensa um pouquinho mais pra fazer”. 
 

 

Em seguida,  apreciaram fotografias do livro Arquitetura de Terra, que ilustra o uso da terra crua para a construção de moradias, a começar pelo joão–de-barro.

“O joão-de-barro usa o bico para construir o ninho e as asas para alisar”, fala de algumas crianças ao associarem o uso de suas mãos ao alisarem as argilas como acabamento. Em seguida, observaram as imagens de revestimentos de terra sobre o muro, no Saara;

o palácio com influências indianas e indonésias e a decoração da fachada da casa urbana em Zinder.

Modelaram e pintaram casas com janelas, portas e pequenos detalhes como ornamentação.






Trabalhe conosco