Notícias


Assembleia de classe

27/04/2016


Professora: Karine

4º Ano

Tarde

A assembleia de classe é um momento escolar organizado para a turma falar do que lhe parece importante para melhorar a convivência e o trabalho escolar. 
É o momento de se colocar em atividade a democracia e validar o respeito mútuo,
como princípio norteador das relações interpessoais. 
Serve para: 

Solucionar problemas do cotidiano;

Manifestar a satisfação e o desejo de continuar com algo que está funcionando para a turma. 

Criar oportunidade de participação dos alunos na tomada de decisões.

Concordamos com Piaget:
“As relações sociais entre as próprias crianças, entre os iguais, que constituem o meio mais apropriado para que o desenvolvimento ocorra”.
Como as assembleias de classe funcionam?
1º - As crianças registram em folha os temas que desejam ser colocados em assembleia. Dentre esses podem estar suas sugestões, críticas ou felicitações.
 
 
 
 
2º - Um dia é agendado para a assembleia. Os alunos se posicionam em círculo, para que todos ouçam o que o outro tem a dizer. 
 
 
3º - Decidimos em conjunto o que fazer para solucionar um problema, ou se desejamos continuar com algo que a maioria da turma está gostando. 
4º - Concluímos com as felicitações. Os elogios quanto as conquistas da turma e procedimentos da sala. É sempre bom fecharmos uma conversa com o positivo. Afinal, desejamos ficar com a melhor impressão possível de nossa convivência. 
5º - Todos os temas são registrados e depois colocados em local visível para que todos se lembrem de nossos combinados e decisões. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 






Trabalhe conosco