Notícias


Cuidando do meio ambiente

15/04/2019


4º ano

Professoras: Michelle e Walkíria

As turmas do 4º ano, manhã, estão atentas para cuidar do meio ambiente.
Sustentabilidade e preservação têm sido assuntos relevantes, trabalhados pelos alunos.
A tragédia ocorrida em Brumadinho, no início do ano, abriu espaço para reflexão sobre o que tem acontecido com nosso planeta, nos últimos anos.
Após uma discussão em sala, recebemos o biólogo Diego Soares, mentor do Projeto #floresdebrumadinho, para ampliar nossas informações em relação aos impactos dos rompimentos das barragens, em Mariana, em 2015, e em Brumadinho, em janeiro de 2019.
Diego nos falou um pouco sobre o projeto e sobre a forma de construção dessas barragens e os cuidados necessários quando se planeja uma barragem. Falou, também, sobre o impacto dos rompimentos na vida e no funcionamento do planeta.
Ele tem uma  relação íntima com o assunto pois, em 2015, perdeu seu viveiro de árvores situado em Bento Rodrigues, com a tragédia que abalou Mariana, em nosso estado.
 
 
O projeto #floresdebrumandinho nasceu do desejo de fazer algo pela cidade. O objetivo é atingir o maior número de pessoas, além de mobilizar a população local, a refletir sobre todo o ocorrido e como podemos contribuir para um mundo melhor. Para isso, propõe-se o plantio de mudas de Ipê Amarelo em diversas localidades. O Ipê Amarelo foi escolhido por ser uma árvore muito presente em Brumadinho e ter uma floração linda e vibrante.
 
Nossa escola será um dos locais desse plantio e as turmas do 4º ano, manhã, estão empenhadas em divulgar essa ideia.
Diego se comprometeu em voltar na escola para, junto com as turmas, fazer o plantio, o que pode ocorrer entre os meses de maio e junho, quando as mudas estarão prontas. 
As turmas observarão o meio onde vivem e pensarão nas ações individuais e em grupo que podem ser feitas para melhorar o mundo.
Quem desejar mais informações sobre o #floresdebrumadinho pode entrar em contato pelo email diegosoareslara@gmail.com.
O IC se preocupa com o futuro do planeta!
 
 
 

 

 






Trabalhe conosco