Notícias


Empreendendorismo

26/09/2014


"Mania de fuxico"

5º ano

Walkíria

 
Empreendedorismo é uma expressão que vem do mundo dos negócios. 
Neste projeto, meus alunos decidem abrir uma empresa com tudo que isso implica: trabalhar em equipe, calcular custos, calcular lucro ou prejuízo, pensar no custo da mão de obra, tomar decisões, traçar planos, organizar os recursos necessários para chegar ao sucesso, superar obstáculos, ter iniciativa, assumir riscos, exigir qualidade, planejar e estabelecer metas. 
"Bons profissionais e líderes empresariais ou comunitários devem saber calcular riscos e enfrentar frustrações, além de ter independência para traçar metas", afirma Augusto de Franco, coordenador-geral da Agência de Educação para o Desenvolvimento (AED)
 É uma oportunidade para os alunos começarem a perceber a responsabilidade que têm na construção do próprio destino. 
 
Como ensinar os alunos a planejar e a realizar seus projetos
 
Tendo como ponto de partida o trabalho manual feito no dia das mães (porta travessas de fuxicos), a Vanessa (professora de Informática) sugeriu que fizéssemos para vender e arrecadar dinheiro para a festa de encerramento do 5º ano. Conseguimos doação de retalhos de tecidos. As agulhas foram cedidas pela escola e as tampinhas, os alunos pediram nas lanchonetes da cidade. 
 
Definimos o local da empresa, os dias e o horário de funcionamento. Daí em diante, determinamos as funções, pois em uma empresa, cada um tem maior habilidade para uma função: criar, cortar os tecidos, costurar, conferir, montagem final, controlar a qualidade e embalar. 
 
 
ARTESANATO
 
Estratégias de venda foram pensadas: fizeram cartazes/propaganda, exposição de uma mostra do trabalho e o preço do produto (bem baratinho). 
 
Empreender significa acreditar que pessoas e comunidade são capazes de se desenvolver pela cooperação: se a turma aprender isso, criar uma empresa ou conseguir emprego, vira desafio fácil de enfrentar.
 
 
Confiram as fotos...
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 






Trabalhe conosco