Notícias


Estudo sobre os vulcões

08/10/2014


2º Período

Mariana

 A turma do 2° período, do turno da manhã, realizou um amplo estudo sobre os vulcões. A curiosidade surgiu a partir de um vendaval ocorrido na madrugada do dia 4 de setembro. A professora Mariana levou para a sala reportagens que detalharam o fenômeno como o maior vendaval dos últimos cem anos. 

A partir disso, interessantes hipóteses foram levantadas pelas crianças, como por exemplo: “O vendaval de ontem pode machucar muitas pessoas, igual aos terremotos e furacões. Isso porque eles são mais fortes do que nós”. 
A maioria das crianças demonstrou interesse em conhecer mais sobre os vulcões e, juntamente com a professora, perguntas foram elaboradas: “Por que existem vulcões?”. “O que acontece com a montanha para ela soltar fogo quente?”.
“Por que eles não acontecem no Brasil?”. 
Além de pesquisas trazidas de casa, recebemos a visita do geólogo Júlio Romeiro. Ele respondeu a todas as perguntas e, a cada explicação, os olhos das crianças brilhavam. Para explicar como é o interior do nosso planeta, ele abriu um ovo cozido.
“A casca do ovo é como se fosse a crosta da terra, a clara é como se fosse o manto e a gema seria o núcleo.
 Essa  última é a parte mais quente”, disse Júlio. 
O estudo sobre os vulcões ainda não chegou ao fim. A turma está montando uma peça de teatro, juntamente com a professora de Artes, para representar as dificuldades das pessoas que moram perto de vulcões. Mesmo não tendo finalizado o estudo, os principais objetivos foram alcançados: estimular a curiosidade das crianças sobre um assunto atual, selecionar, juntamente com as crianças, informações relevantes e transformá-las em conhecimento
 
Apresentação das pesquisas realizadas em casa
 
 
Simulação de um vulcão, utilizando detergente, bicarbonato e vinagre
 
 
Visita do geológo, Júlio
 
 
 
Demonstração dos movimentos das placas tectônicas, mexendo com as mãos
 
 
 






Trabalhe conosco