Notícias


Expressão corporal na turma do Maternal II

27/05/2014


Professora: Daianee

Ajudante: Vaninha

Turno: Manhã

 

As atividades de expressão corporal contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora, a sensibilidade auditiva, noção de tempo, a dimensão de espaço, harmonia, ritmo e flexibilidade.
As crianças interagem especialmente por meio de gestos e atos. Trabalhar a expressão corporal na Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento da percepção das possibilidades e limitações do próprio corpo, além da satisfação da descoberta, do alívio de tensões e ansiedades através da socialização da criança ao mundo que a cerca.
Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem que comunica estados, sensações, ideias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

 

Na turma do Maternal II a expressão se dá através das diversas brincadeiras e explorações, tais como escorregar, correr, pular, dançar ou cantar.
 
 
 
 






Trabalhe conosco