Notícias


Grupos diversificados

29/10/2014


3º Ano

Karine

Tarde

O trabalho em grupos diversificados ocorre semanalmente no 3º ano a partir do mês de agosto.

O professor divide a turma em grupos, que realizarão, ao mesmo tempo, atividades diferentes. Por exemplo, enquanto um grupo recebe orientação direta do professor, os outros trabalharão independentemente, em atividades como leitura silenciosa, produção escrita de texto, exercícios escritos, atividades artísticas, jogos didáticos etc. 

As diferentes atividades são definidas pelo professor e os alunos podem a ordem das tarefas, priorizando as de seu maior interesse ou as que necessita investir. No término de uma atividade, os alunos trocam de grupo, revezando com outros colegas. Registram em tabelas em qual grupo já trabalhou e controlam em qual ele ainda precisa participar, até participar de todas as atividades ou da quantidade de atividades propostas para aquele dia.
 
 
 
Os grupos diversificados são importantes porque os alunos apresentam interesses e motivações variados e, também, porque, em todas as séries, os alunos se encontram em fases diferentes de desenvolvimento, ritmo de aprendizagem, interesses, aptidões e experiências vividas. Cada um tem seu tempo, que deve ser considerado e respeitado.
 
 
 

 

 O trabalho diversificado favorece a independência do aluno, que escolhe seu grupo de trabalho e regula o tempo que gastará em cada uma das atividades. 
 
 
 
 
 






Trabalhe conosco