Notícias


Informativo de Artes - 2º Ano

14/07/2015


 

Professora: Leila

1º semestre

FIGURATIVO E ABSTRATO

 

AS CRIANÇAS CONHECERAM E APRENDERAM A DIFERENCIAR AS FORMAS FIGURATIVAS DAS ABSTRATAS,
ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE OBRAS DE MATISSE, MONDRIAN, ISAURA PENA, ANA HORTA, KANDINSKY, RENOIR E HOPPER.
ELAS CRIARAM COMPOSIÇÕES FIGURATIVAS E ABSTRATAS, UTILIZANDO TÉCNICAS E MATERIAIS DIFERENTES.
 
 
AUTORRETRATO
 
OS ALUNOS OBSERVARAM AUTORRETRATOS DE REMBRANDT, VAN GOGH E FRIDA KAHLO,
ARTISTAS QUE SE DESTACARAM TRABALHANDO ESTE  TEMA  EM SUAS OBRAS.  CADA CRIANÇA FEZ O SEU AUTORRETRATO,
UTILIZANDO A TÉCNICA DA AQUARELA PARA PINTÁ-LOS.
 
 
 
MESTRE VITALINO
 
APÓS VEREM IMAGENS DE OBRAS DE MESTRE VITALINO (CERAMISTA POPULAR NASCIDO EM CARUARU E CONHECIDO
POR RETRATAR EM SEUS BONECOS DE BARRO A CULTURA E O FOLCLORE DO POVO NORDESTINO),
AS TURMAS FIZERAM MODELAGENS DE FAMÍLIAS E CANGACEIROS,
INSPIRADAS NO TRABALHO DO ARTISTA. FORAM UTILIZADOS MASSINHA E ARGILA PARA AS ATIVIDADES.
 
 
MOSTRA DE ARTES
 
A EXPOSIÇÃO DE ARTES FEITA PELAS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, 2º AO 5º ANO - MANHÃ E TARDE, FOI INSPIRADA EM OBRAS DE KANDINSKY, APROVEITANDO A EXPOSIÇÃO QUE ACONTECEU NO CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL.
ALÉM DE COLAGENS E AQUARELAS, FOI EXIBIDO O VÍDEO DE UMA  PERFORMANCE  FEITA COM AS CRIANÇAS DO 2ºANO, MANHÃ E TARDE.
PERFORMANCE É UMA MODALIDADE DE MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, QUANDO ALGO COMO MÚSICA, DANÇA, MOVIMENTOS ETC.
PODE SER REGISTRADO POR VÍDEO E TORNAR-SE CONHECIDO DO PÚBLICO, ATRAVÉS DE SUA EXIBIÇÃO.
 
KANDINSKY
 
WASSILY KANDINSKY (1866/1944) NASCEU EM MOSCOU E FOI CONSIDERADO O PRIMEIRO PINTOR OCIDENTAL A PRODUZIR UMA TELA ABSTRATA. 
COM ESSA ATITUDE INOVADORA, O ARTISTA FOI ACLAMADO EM TODA EUROPA COMO O MESTRE QUE INAUGUROU O ABSTRACIONISMO,
UMA DAS MAIORES REVOLUÇÕES DE TODOS OS TEMPOS NA HISTÓRIA DA ARTE. 
SUA OBRA LIBEROU AS ARTES PLÁSTICAS DAS CADEIAS CONVENCIONAIS A QUE SE PRENDIAM E INFLUENCIOU PROFUNDAMENTE VÁRIOS SETORES ARTÍSTICOS. 
KANDINSKY SEMPRE ESTEVE EM CONTATO COM AS VANGUARDAS E NO ANO DE 1910, CRIOU SEUS PRIMEIROS ESTUDOS NÃO FIGURATIVOS,
DESENVOLVENDO A ARTE ABSTRATA ATÉ O FINAL DE SUA VIDA.
CONSIDERAVA ESTA DEVOÇÃO PELO ABSTRACIONISMO COMO UMA ESPÉCIE DE BELEZA INTERIOR, FERVOR DE ESPÍRITO
E UMA NECESSIDADE PROFUNDA DE DESEJO ESPIRITUAL, QUE FOI O ASPECTO PRINCIPAL DE SEU TRABALHO.
SEUS PRIMEIROS QUADROS AINDA MOSTRAVAM NÍTIDAS INFLUÊNCIAS IMPRESSIONISTAS. EXIBIAM FIGURAS HUMANAS,
OBJETOS NATURAIS E ELEMENTOS DA ARTE POPULAR RUSSA. AOS POUCOS, OS CONTORNOS SE TORNARAM MAIS IMPRECISOS,
OS ROSTOS PERDERAM DEFINIÇÕES E AS FORMAS FORAM SE TORNANDO VAGAS REFERÊNCIAS DE ALGO EXISTENTE NO MUNDO REAL.
O FASCÍNIO PELO SIMBOLISMO E PSICOLOGIA DA COR CONTINUARAM DURANTE O SEU CRESCIMENTO COMO ARTISTA.
KANDINSKY, ÀS VEZES, USAVA TERMOS MUSICAIS PARA DESIGNAR O SEU TRABALHO,
CHAMANDO MUITAS DE SUAS PINTURAS ESPONTÂNEAS DE  “IMPROVISAÇÕES” E “COMPOSIÇÕES”.
OUVIR UMA NOTA MUSICAL PARA O ARTISTA, ERA TER, SIMULTANEAMENTE, A SENSAÇÃO DE UMA COR ESPECÍFICA.
A CORRESPONDÊNCIA ENTRE NOTAS MUSICAIS E CORES ERA TÃO PRECISA QUE PODERIA, INCLUSIVE,
PERMITIR A TRADUÇÃO DE PINTURAS EM PARTITURAS E VICE-VERSA.
A INFLUÊNCIA DA MÚSICA FOI BASTANTE IMPORTANTE NO NASCIMENTO DA ARTE ABSTRATA. COMO SENDO ABSTRATA POR NATUREZA, 
ESSA NÃO TENTA REPRESENTAR O MUNDO EXTERIOR E SIM OS SENTIMENTOS INTERIORES DA ALMA HUMANA.
PARA KANDINSKY CADA TELA ERA CONSIDERADA “O TEATRO DA COR”.
ELE DIZIA QUE: "ENQUANTO A ARTE NÃO DISPENSAR O OBJETO, ELA SERÁ MERAMENTE DESCRITIVA".
 
 
FORMAS GEOMÉTRICAS
 
AS CRIANÇAS OBSERVARAM OBRAS FIGURATIVAS E ABSTRATAS, UTILIZANDO FORMAS GEOMÉTRICAS, DE ARTISTAS DIVERSOS.
FIZERAM COLAGENS, DESENHOS E CONSTRUÇÕES COM MADEIRAS.  CONHECEREM OBRAS DE MONDRIAN, KANDINSKI, PICASSO E JB LAZZARINI
 
 
 
 
 
 
 






Trabalhe conosco