Notícias


Informativo de Artes - 5º Ano

19/12/2016


Professora: Leila

2º Semestre

RITMO COMO ELEMENTO VISUAL

AS  TURMAS APRENDERAM A IDENTIFICAR O RITMO NAS ARTES VISUAIS.
VIRAM OBRAS DE VOLPI, DA POP ARTE, ARTE EGÍPCIA E TECELAGEM INDÍGENA.
CADA CRIANÇA FEZ UM RITMO DE CORES E FORMAS DIFERENTES.
 
 
 
 
ESCULTURAS QUE REPRESENTAM MOVIMENTOS
 
 
O 5º ANO OBSERVOU ESCULTURAS DE DEGAS E DE JOÃO MONTEIRO, QUE REPRESENTAM CORPOS EM MOVIMENTO E FIZERAM MODELAGENS, ASSIM COMO OS ARTISTAS, REPRESENTANDO ALGUM TIPO DE MOVIMENTO. 
 
 
 
FOLCLORE BRASILEIRO
 
FOLCLORE É UM GÊNERO DE CULTURA POPULAR, CONSTITUÍDO PELOS COSTUMES E TRADIÇÕES POPULARES,
TRANSMITIDOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. TODOS OS POVOS POSSUEM SUAS TRADIÇÕES,
CRENDICES E SUPERSTIÇÕES, QUE SÃO TRANSMITIDAS ATRAVÉS DE ATIVIDADES CULTURAIS,
COMO LENDAS, CONTOS, PROVÉRBIOS, CANÇÕES, DANÇAS, ARTESANATOS,
JOGOS, RELIGIOSIDADE, BRINCADEIRAS, MITOS, IDIOMAS E DIALETOS CARACTERÍSTICOS,
ADIVINHAÇÕES E FESTAS, QUE NASCERAM E SE DESENVOLVERAM COM O POVO.
NO DIA 22 DE AGOSTO COMEMORAMOS O DIA DO FOLCLORE.
AS TURMAS DO 5º ANO ESTUDARAM ESTE TEMA E FIZERAM UMA BRINCADEIRA DE ADIVINHAÇÃO,
UTILIZANDO DESENHOS DE PROVÉRBIOS, FRASES E DITADOS POPULARES.
 
 
CONSTRUÇÕES UTILIZANDO ELEMENTOS DA NATUREZA
 
AS CRIANÇAS CONHECERAM OBRAS DE MESTRE DIDI, FRANZ KRAJCBERG, SHIRLEY PAES LEME E ANDY GOLDSWORTHY,
QUE FIZERAM ESCULTURAS, INSTALAÇÕES E OBJETOS UTILIZANDO ELEMENTOS RETIRADOS DA NATUREZA.
UM DOS OBJETIVOS DESSES ARTISTAS É LEVAR O EXPECTADOR A REFLETIR SUA RELAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE. 
AS TURMAS BUSCARAM NA FLORESTA DO IC  FOLHAS, GALHOS, SEMENTES E PEDRAS.
EM GRUPOS, CRIARAM ESCULTURAS INSPIRADAS NOS TRABALHOS OBSERVADOS.
DEPOIS DE FINALIZAR A ATIVIDADE, CADA GRUPO VOLTOU À FLORESTA, DE ONDE FORAM TIRADOS OS MATERIAIS ORGÂNICOS,
PARA DEVOLVER OS MESMOS, MAS EM FORMATO DE ESCULTURAS,
QUE  FORAM DEIXADAS EXPOSTAS EM LUGARES ESCOLHIDOS PELAS CRIANÇAS.
 
 
 
LUZ E SOMBRAS
 
 
A LUZ E A SOMBRA, SÃO OS ELEMENTOS BÁSICOS PARA PRODUZIR O EFEITO DE VOLUME NOS OBJECTOS.
A TÉCNICA  DO CHIAROSCURO (CLARO E ESCURO) FOI DESENVOLVIDA PRINCIPALMENTE POR DA VINCI
NO ALTO RENASCIMENTO (SÉCULO XVI), QUANDO OS ARTISTAS E ARQUITETOS
DESENVOLVERAM CONSIDERAVELMENTE AS TÉCNICAS DE REPRESENTAÇÃO APLICADAS À ARTE E ARQUITETURA.
O VOLUME NO DESENHO DEPENDE DA LUZ E POR CONSEQUÊNCIA DAS SOMBRAS QUE ESTE DESENHO PRODUZ.
A DEFINIÇÃO CORRETA DO VOLUME DE UM OBJETO É CONSEGUIDA ATRAVÉS
DA VALORIZAÇÃO EXATA DAS INTENSIDADES DAS SUAS SOMBRAS.
PODEMOS DEFINIR DOIS TIPOS DE SOMBRAS, AS PRÓPRIAS E AS PROJECTADAS.
AS SOMBRAS PRÓPRIAS SÃO AS QUE ORIGINA O OBJECTO EM SI PRÓPRIO E AS PROJECTADAS
SÃO AQUELAS QUE ELE PRODUZ NAS SUPERFÍCIES VIZINHAS.
DEVE LEVAR-SE EM CONSIDERAÇÃO OS REFLEXOS PRODUZIDOS PELA LUZ,
QUE PROJECTAM AS SUPERFÍCIES OU OBJECTOS VIZINHOS, JÁ QUE ESTAS ACLARAM A SOMBRA PRÓPRIA.
ENTRE A LUZ E A SOMBRA HÁ UMA ZONA DE TRANSIÇÃO OU DE “MEIA SOMBRA”
QUE PODE VARIAR EM EXTENSÃO DEPENDENDO DA INTENSIDADE DA LUZ.
EXISTEM ALGUMAS TÉCNICAS PARA TRABALHAR OS VOLUMES NO DESENHO,
COMO O USO TRAÇOS MAIS CALIGRÁFICOS (RABISCO, HACHURAS, PONTOS E MANCHAS).
OS EFEITOS PODEM SER CONSEGUIDOS COM PASSAGENS SUAVES ENTRE OS TONS.
O ESFUMINHO É UM BOM MATERIAL PARA QUEM GOSTA DESTE EFEITO
(QUE PODE TAMBÉM SER SUBSTITUÍDO PELA PONTA DO DEDO, OU TECIDO MACIO).
NAS AULAS DE ARTES, AS CRIANÇAS APRENDERAM A DAR VOLUME NOS DESENHOS ATRAVÉS DESSAS TÉCNICAS.
 
 
 
MOSTRA DE ARTES - MONDRIAN
 
Conteúdo comum às turmas do 2º ao 5º Anos
 
 
 
ESTE ANO, O CCBB EXPÔS OBRAS DE MONDRIAN E AS TURMAS DO 2º AO 5º ANO, MANHÃ E TARDE, PREPARARAM A  MOSTRA DE ARTES, INSPIRADAS NOS TRABALHOS DO ARTISTA. 
PIET MONDRIAN NASCEU EM NOVA IORQUE EM 1872 E VIVEU ATÉ FEVEREIRO DE 1944. COMO PINTOR MODERNISTA, CRIOU O NEOPLASTICISMO (MOVIMENTO ARTÍSTICO DE VANGUARDA, RELACIONADO À ARTE ABSTRATA, QUE DEFENDIA UMA TOTAL LIMPEZA ESPACIAL PARA A PINTURA, REDUZINDO-A A SEUS ELEMENTOS MAIS PUROS E BUSCANDO SUAS CARACTERÍSTICAS MAIS PRÓPRIAS. MUITOS DE SEUS IDEAIS FORAM EXPOSTOS NA REVISTA DE STIJL).
MONDRIAN INTERESSOU-SE PELA CARREIRA ARTÍSTICA AO CONVIVER COM UM TIO QUE TRABALHAVA COMO PINTOR, MAS FOI OBRIGADO A ENFRENTAR A VISÃO ORTODOXA DA FAMÍLIA, QUE VIA NA ARTE UM CAMINHO PARA O PECADO. PERCEBEU, PORÉM, NA POSSIBILIDADE DE DAR AULAS, UMA RESOLUÇÃO AO SEU DILEMA: PROMETEU AO PAI ESTUDAR ARTES PARA TORNAR-SE PROFESSOR.
COMEÇOU A SUA CARREIRA COMO PROFESSOR, AO MESMO TEMPO EM QUE TRABALHAVA COMO PINTOR. A MAIOR PARTE DAS PINTURAS DESTE PERÍODO FOI INFLUENCIADA PELO NATURALISMO E  IMPRESSIONISMO. 
INSATISFEITO COM O MAGISTÉRIO, MONDRIAN SENTIU NECESSIDADE DE LIBERTAR-SE E ESTABELECER-SE APENAS COMO PINTOR, MAS TEMIA ENFRENTAR O PAI E A SI MESMO, TAL O PESO DE SUA FORMAÇÃO RELIGIOSA. QUANDO ENTROU EM CONTATO COM A TEOSOFIA, ENCONTROU UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, POIS A DOUTRINA PREGAVA O TRILHAR DE UM CAMINHO EVOLUTIVO PESSOAL E A ARTE ENCAIXAVA-SE NESTE CAMINHO. ISSO MARCOU SUA VIDA PROFUNDAMENTE, POIS ATRAVÉS DESSE CONTATO, PASSOU POR UM BREVE PERÍODO SIMBOLISTA, QUE FOI FUNDAMENTAL PARA QUE ATINGISSE A ABSTRAÇÃO. ESTE PERÍODO COSTUMA CONFUNDIR COM A RADICAL ABSTRAÇÃO, QUE CARACTERIZOU O RESTO DE SUA OBRA, JÁ REVELANDO CERTA TENDÊNCIA À GEOMETRIZAÇÃO E À SÍNTESE DA REALIDADE. 
EM 1911, VISITOU UMA EXPOSIÇÃO CUBISTA EM AMSTERDÃ QUE O MARCOU PROFUNDAMENTE E TEVE GRANDE INFLUÊNCIA NO SEU TRABALHO POSTERIOR.
 A PARTIR DE 1917 ATÉ A DÉCADA DE 1940 DESENVOLVEU SUA GRANDE OBRA NEOPLÁSTICA.
ESSA FASE, A MAIS POPULAR, SE CARACTERIZA POR PINTURAS CUJAS ESTRUTURAS SÃO DEFINIDAS POR LINHAS PRETAS ORTOGONAIS, QUE DEFINEM OS ESPAÇOS QUE SE RELACIONAM DE DIFERENTES MODOS COM OS LIMITES DA PINTURA, E QUE PODEM OU NÃO SEREM PREENCHIDOS COM UMA COR PRIMÁRIA: AMARELO, AZUL E VERMELHO E QUE DEFINEM PESOS VISUAIS DIFERENTES PARA ESSES ESPAÇOS. O PINTOR INVESTIA NA PERCEPÇÃO DE SUA OBRA COMO UMA ABSTRAÇÃO MATERIALISTA E SEM PROFUNDIDADE, CRITICANDO A PINTURA HISTÓRICA ENQUANTO PRODUZIA UMA ABSTRAÇÃO RACIONALISTA, ESPIRITUALISTA E SOBRETUDO CONCRETA DO MUNDO.
SUA OBRA, MUITAS VEZES COPIADA, CONTINUA A INSPIRAR A ARTE, O DESIGN, A MODA E A PUBLICIDADE, QUE A APROPRIAM COMO DESIGN, SEM NECESSARIAMENTE LEVAR EM CONTA SUA FUNDAMENTAL E FILOSÓFICA RECUSA À IMAGEM.
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 






Trabalhe conosco