Notícias


O desenho

10/10/2014


de observação

1º Período

Bárbara

Manhã

Voltamos de férias  e, quando perguntei para as crianças: “De que vocês sentiram falta do IC?” Dentre outras coisas, surgiu a resposta: “Da floresta”. E assim, fomos matar a saudade desse espaço... 
Lá, levamos o nosso caderno de produções e uma canetinha preta para fazer a um desenho de observação desse ambiente. Sentamos embaixo de uma árvore e começamos a criar a paisagem. 
“O desenho de observação desperta o olhar mais atento para o mundo que nos rodeia. Costuma-se dizer que, desenhar por meio da observação é "aprender a ver". Observar  para representar graficamente em um suporte é preciso mais que olhar. É preciso analisar, concentrar-se nas direções que as linhas de contorno do objeto a ser desenhado possui, em suas dimensões, proporções em relação ao contexto em que está inserido, forma, textura...etc. Isso é realmente "aprender a ver”.  (Vera Melin)
Nesse contexto, aprendemos a ver o ambiente e fomos além do ambiente. Algumas crianças se desenharam na própria produção. Foi um momento significativo para a turma, que observou ao redor, mas, também, colocou sentimentos na criação. Vejam fotos desse momento e  algumas  produções .
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 






Trabalhe conosco